Carregando

POLÍCIA MILITAR - SP


 Quero me preparar com o Somar

Indo direto ao ponto

Atenção Futuro Soldado.

Se você quer passar no concurso e tornar-se um Policial Militar do Estado de São Paulo, o seu lugar é aqui. Vamos começar com um belo artigo, escrito pela nossa equipe, sobre o perfil da banca organizadora Vunesp. Mas antes assista esse vídeo do nosso aluno, Carlos Leonardo de Quadros, aprovado no concurso de Soldado da Polícia Militar, tanto no Estado de São Paulo, como também na PM do nosso estado, nesse caso o concurso de Soldado da PM-PR:

Saiba como estudar para a Vunesp

No artigo de hoje iremos abordar sobre como estudar para a Vunesp para as principais disciplinas. Até o final desse blog, espero que você conheça e esteja preparado com a metodologia de cobrança da Vunesp.

Por que é tão importante assim realizar a análise de uma banca examinadora?

Para vencer uma guerra, não basta apenas treinamento físico, mas também estratégico: é preciso conhecer bem o seu oponente, seus pontos fortes e fracos, seus principais movimentos, suas melhores jogadas. Só assim você estará realmente preparado para rebater qualquer investida.

E quem será seu principal oponente nessa guerra?

A banca examinadora!

É ela quem tentará enganá-lo e desafiá-lo. Portanto, se pudermos antever suas intenções mais sórdidas, nossas chances de vitória se multiplicarão consideravelmente.

Conhecendo a Vunesp

A Vunesp é uma fundação pública, sem fins lucrativos e com a chamada personalidade jurídica de direito privado.

Sua criação foi em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Por conta disso, a VUNESP é responsável pela organização do vestibular da UNESP, mas, também, realiza vestibulares e concursos para outras instituições públicas ou privadas e promove atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade, entre outras atividades.

É uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo, mas vem ganhando cada vez mais espaço fora do estado nos últimos anos.

Normalmente, as questões da VUNESP são consideradas “fáceis” (pelo menos é a fama que tem!). Com um perfil de uma banca ainda em evolução, o fato de trabalhar muito com a cobrança de “lei seca” pura, faz com que o candidato não seja exigido demais em seu raciocínio.

No entanto, como evoluiu consideravelmente na cobrança dos últimos certames que organizou, acreditamos que não tardará para que a VUNESP atinja patamares de maiores destaques.

Ou seja, em breve, veremos uma VUNESP mais exigente, elaborando questões mais desenvolvidas, podendo, inclusive, formar suas próprias jurisprudências de banca.

Portanto, nada de estudar pouco ou superficialmente. Caso contrário, você poderá ser surpreendido em prova!

 Quero me preparar com o Somar

Como estudar para a Vunesp

A primeira grande sacada é que a Vunesp ainda não possui muitas doutrinas próprias e adora a cobrança de lei seca.

Normalmente, as questões da VUNESP são de múltipla escolha com cinco opções, nas quais pede-se que o candidato assinale a correta ou a errada de acordo com o enunciado. (É bom ter muito cuidado com as pegadinhas!)

Outra característica interessante é o fato de ela cobrar todo o conteúdo previsto no edital!

Portanto, é muito importante estudar todos os tópicos cobrados a maior quantidade de vezes possível!

Muita atenção também para as situações hipotéticas criadas nos enunciados. Nesse tipo de questão, a atenção deve ser redobrada para não errar na interpretação.

1. Como estudar Português para Vunesp?

Nas provas da Vunesp, a disciplina de Língua Portuguesa costuma ter uma cobrança maior em relação à quantidade de questões.

Para essa matéria, são exigidos conhecimentos gerais de gramática:

- Morfologia;

- Regência (verbal e nominal);

- Semântica, especialmente sinônimos e antônimos.

Apesar disso tudo, o que a banca gosta mesmo é de interpretação de texto!

Fique atento! A Vunesp adora utilizar charges e quadrinhos para propor questionamentos sobre temas da atualidade e interpretação.

2. Como estudar Matemática para a Vunesp?

Na disciplina de Matemática, por outro lado, as questões trazem uma complexidade maior. Mas ainda assim costumam não ser muito difíceis!

Os tópicos mais cobrados em Matemática são:

- Conjuntos;

- Proporcionalidade;

- Porcentagem;

- Geometria Plana.

Já em Raciocínio Lógico, os conteúdos mais solicitados são:

- Lógica de Proporções;

- Sequência de números, figuras, letras e palavras.

Ao contrário de Matemática, essa prova já é considerada fácil em relação às demais bancas.

3. Como estudar Direito para a Vunesp

As provas da Vunesp das disciplinas que abrangem o Direito exigem, em geral, o conhecimento da lei seca propriamente dito.

Ou seja, doutrina e jurisprudência são pouco (ou quase nada) exigidas. Mas ainda assim vale a pena dar uma conferida pelo menos nas principais súmulas emanadas pelo STF.

- Principais Súmulas para Direito Constitucional

Em Direito Constitucional, os tópicos mais cobrados são:

- Direitos e garantias fundamentais (art. 5º a 17 da CF/88);

- Organização do Estado (art. 18 a 43 da CF/88);

- Organização dos Poderes;

- Controle de Constitucionalidade.

4. Como estudar Informática para a Vunesp

Por fim, a prova de Informática também tem uma abordagem de simples resolução.

Os temas cobrados costumam ser relacionados ao:

- -Pacote Office;

- Navegadores de internet;

- Sistemas operacionais;

- Segurança.

Com a resolução de bastante exercícios será possível chegar muito bem-preparado para a prova de informática da Vunesp.

Estude a teoria para formar a base da disciplina. Mas os pilares do seu conhecimento serão construídos mediante a resolução de questões!

Essa é a regra sagrada! Se você não aceitá-la, poderá estender por mais alguns anos a sua vida de concurseiro.

TÉCNICAS DE ESTUDO RECOMENDADAS

Como técnica de estudo para provas da VUNESP, recomenda-se ao candidato:

- Leitura periódica das leis secas;

- Elaboração de resumos baseados na própria lei seca (artigos mais cobrados) e em jurisprudências;

- Revisão constante dos resumos construídos;

- Resolução de muitos exercícios e simulados baseados em provas anteriores.

Para as outras matérias, senão direito, recomenda-se fazer resumos com base nos exercícios. Isto é, à medida que for resolvendo questões e achar interessante anotar alguma informação, anote!

Como dicas finais para ficar a um passo da aprovação:

- Resolva as provas anteriores do concurso.

- Em Língua Portuguesa, foque na interpretação de textos.

- Em Direito, foque na literatura da legislação.

- Em Matemática, faça o máximo de questões possíveis.

- Em Informática e Raciocínio Lógico, estude também através da resolução de problemas.

- Em Atualidades, foque em política. Escolha e assista a um jornal diariamente.

- Leia o enunciado com atenção, para evitar as "cascas de banana".

- Atenção aos enunciados que exigem marcar a resposta incorreta.

Preparamos um ebook especial para esse concurso. Com dicas exclusivas, análise de cada disciplina e as chances de cada tópico do conteúdo programático tem, de cair na prova do dia 06/02. Nesses moldes, proporcionamos ao candidato, uma linha de direcionamento de estudo do que é mais importante nessa reta final de preparação. E o melhor de tudo, ele é totalmente gratuito.

Diferenciais exclusivos do Somar Educacional

Aqui no Somar Educacional, ensinamos nossos alunos a focar no que cai na prova, com conteúdos assertivos, práticos e direcionados. Aqui realmente você irá prender a “matar” as questões de concursos, nesse caso, da Polícia Militar de São Paulo. Não é à toa que 45% da nossa turma para o concurso de Soldado da Polícia Militar do Paraná foi aprovada. (confira aqui o post em nosso instagram) Somos uma empresa paranaense, a mais renomada do nosso estado, com milhares de aprovação em nossa região . A partir de agora, estamos expandindo nossos serviços para outros estados do nosso Brasil afora. Você terá a oportunidade de estudar com quem aprova de verdade e ter um conteúdo prático e uma abordagem totalmente diferenciada, como você nunca viu antes. Confira no quadro abaixo, o nossos diferenciais em relação a concorrência.

Outro quesito super importante, é a nossa promoção de lançamento, com o menor preço do mercado. Aqui você realmente terá o melhor curso, pelo menor preço!

Teste gratuitamente por 5 dias nossa plataforma de ensino e conheça nossa metodologia campeã em aprovações na prática, sem precisar pagar nada antes por isso:

Quero Fazer o Teste Gratuito

Esses são somente os diferenciais que temos em relação aos nossos concorrentes. Isso é só o começo, futuro policial. O que você acha de conhecer a nossa modalidade de ensino na íntegra? Clique na imagem abaixo e veja tudo o que você terá ao seu favor se escolher o Somar como seu parceiro nessa jornada incrível. Se você ainda tem alguma dúvida, clique aqui e veja o depoimento dos nossos alunos no Google.

Quer passar? Faça no SOMAR.